terça-feira, 20 de setembro de 2011

O que é uma síndrome?

É muito comum o ouvirmos  o termo síndrome no cotidiano: Síndrome de Down, de Asperger, de Estocolmo etc... Mas afinal o que vem a ser uma síndrome?

Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam uma doença ou condição de saúde. Em outras palavras, são características específicas  que determinam um tipo de doença e exclui outras.

Para um correto diagnóstico, é necessário a realização de investigação médica com exames complementares. Muitos sinais e sintomas são comuns a várias patologias, por isso, a investigação médica deve ser minuciosa. Só assim, poder-se-á dar início a um tratamento adequado com resultados satisfatórios.

Em geral, a síndrome recebe o nome do pesquisador / cientista que a identificou. Como exemplo podemos citar a Síndrome de Down que recebeu esse nome em homenagem ao médico britânico John Langdon Down, que a descreveu em 1866.

Mas em que tudo isso pode se relacionar com a Odontologia? Bem, não raro, muitos sinais e  manifestações de síndromes ocorrem na cavidade bucal, são as chamadas manifestações bucais. O dentista precisa estar familiarizado e atento para diagnosticar, tratar e orientar paciente e familiares.

Existe uma série de síndromes congênitas de má formação com envolvimento bucal, isto é, de interesse odontológico. Falaremos delas, ou pelo menos das principais, em posts futuros.




Por Isabela Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário