domingo, 18 de setembro de 2011

Metodo SON-RISE x universo autista


O método Son-Rise foi desenvolvido, no início da década de 1970, pelo casal norte-americano Barry e Samahria Kaufman

Desiludidos com os médicos, que não acreditavam que o filho Raun pudesse superar o transtorno, eles passaram a procurar métodos alternativos. Raun havia sido diagnosticado com autismo severo e Quociente de Inteligência (QI) abaixo de 30. A partir de experimentações intuitivasafetivas, os pais passaram a aplicar o programa em casa e, após três anos e meio de tratamento intensivo, conseguiram que Raun se desenvolvesse de maneira próxima a da maioria das pessoas.

Raun se formou na Ivy League University e hoje trabalha no Centro de Tratamento de Autismo da América, fundado pelo casal Kaufman em 1983, em Massachusetts, nos EUA.

Eu acabei de assistir o DVD, baseado na história do casal citada acima. Lindo. De arrepiar. Recebi gentilmente de um casal , pais de autistas, Villas e Sueli, dedicados, assim como os personagens do filme. Deus sempre me presenteia com pessoas maravilhosas.

O método, que pode ser aplicado pelos próprios pais, busca inserir as pessoas dentro do mundo particular do autista. Acredita-se que é possível se relacionar com ele e incentivar o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, trabalhando naquilo que são suas principais dificuldades :a sociabilidade, o contato visual e a comunicação.

Tudo baseado no ludico, mas especialmente no amor e na dedicacao!!!

Lindo filme, lindo metodo!


Por Isabela Castro



fonte: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/pdfs/Reportagem4.pdf






Nenhum comentário:

Postar um comentário